Pao Portugues da Catarina MFP - Portuguese Bread

Esta receita de pão na mfp alem de ser uma delicia e' uma das minhas preferidas, pois e' muito versátil. O pão fica crocante por fora e com uma textura fofa por dentro. Espero que gostem!

Ingredientes:

  • Agua 1 1/3 copo Americano
  • 1 Colher de chá de Sal mal cheia
  • Farinha 3 2/3 copos Americanos
  • 1 Colher de chá de fermento em pó mal cheia

Preparação:

Certifique-se que todos os ingredientes estão à temperatura ambiente antes de começar.

1- Primeiro ponha os ingredientes líquidos na cuba da mfp pela ordem indicada em cima, depois faca um buraco no meio da farinha e ponha o fermento.

2- Na Minha maquina programei para pão francês, cor média. Depois e' só deixar cozer conforme as direções da sua maquina.

Notas: Eu deixo a maquina fazer tudo ate acabar de levedar. Em seguida retiro a massa. Coloco numa superfície salpicada com farinha (para a massa não agarrar à bancada). Depois e' só moldar a massa como gostar. Pode ser tradicional, tranca, pães pequenos etc. Também pode fazer de chouriço, por carnes tipo bola, linguiça etc. Depois polvilho por cima com um pouco de farinha e faço uma cruz.

No meu forno demora entre 40 a 50m no máximo. Primeiro pré-aqueço o forno a 450F e deixo o pão a cozer nessa temperatura por 5 minutos depois baixo a temperatura para 350F por volta dos 15 a 20 minutos cubro o pão com folha de alumínio e deixo cozinhar assim ate ao fim. Se não ficarem dourados ponha em broil por uns 2m no máximo mas cuidado para não queimar. Mas como todos os fogões são diferentes e melhor ir vendo através do vidro da porta...

Bom Apetite!

You Might Also Like

3 Comments

  1. Pão portuga feito nos EUA ok :) ficaram optimos para matar saudades de PT nada melhor que um belo pão :)

    Beijos

    P.S. o teu blog está muito giro, parabéns

    Ass. Wild

    ReplyDelete
  2. Catarina, porque fazes a cruz? A minha avó e mãe também faziam mas nunca me explicaram em concreto porque...tem que ver com motivos "religiosos"? sei la... sei achei que fosse por isso, até porque elas diziam "benza-te deus, deus te acrescente" lolol fico à espera da tua resposta.

    Beijinhos**

    ReplyDelete
  3. Ola Marinisa,
    Primeiro obrigada pelos comentários.
    A cruz tem a ver com motivos religiosos e tradição... Antigamente que eu me lembre no tempo dos meus avós. Sempre que faziam o pão
    e punham a levedar, desenhava-se uma cruz na massa ao mesmo tempo dizia-se uma pequena
    reza para o pão crescer.

    S. Mamede te levede;
    S. Vicente te acrescente;
    Deus te ponha a virtude;
    Que da minha parte fiz o que pude.

    Não sei se a reza e a tradição varia
    de região para região. Espero ter ajudado.

    Beijinhos*

    ReplyDelete